As mais lidas do clipping do IDEA

Tempo de leitura: 7 minutos

Andrea Nunes

Head de Marketing em Grupo IDEA
Publicitária apaixonada por leitura, dança, neuromarketing e conteúdo. Acabou se apaixonando também pelo agronegócio, mesmo não sabendo cuidar nem do broto de feijão no algodão.

Últimos posts por Andrea Nunes (exibir todos)

2018 foi um ano intenso. Ao mesmo tempo que chegamos ao seu final com a sensação de que ele foi muito rápido, quando começamos a analisar tudo o que aconteceu, a impressão é que tivemos uns 5 anos dentro de um.

Copa do Mundo, Eleições, greve dos caminhoneiros, Lula na cadeia, conflitos em família por conta das eleições, Bolsonaro eleito, incêndio no museu, tsunami e mais uma porrada de coisas.

Em meio a isso tudo, continuamos desempenhando nosso papel de disseminadores de tecnologias, conhecimento e informações, seja através de nossos eventos, materiais técnicos ou pelo clipping de notícias, que já faz parte da rotina de mais de 10 mil pessoas do setor diariamente.

E é sobre o clipping que escrevo hoje, com uma curiosidade: as notícias mais lidas do ano, mês a mês. Será que conseguimos traçar uma pequena retrospectiva do setor através delas? Vamos ver!

Janeiro

Em janeiro, a notícia mais lida do clipping foi um artigo escrito pelo nosso CEO, Dib Nunes, Jr., para a Revista Opiniões, o que nos enche de orgulho (clique no título para ler o artigo completo):

Os desafios do RenovaBio

O RenovaBio havia sido recém aprovado e o setor estava muito ansioso em saber mais sobre a política nacional dos combustíveis, onde se encaixa o etanol da cana.

Aliás, no mesmo mês, nós disponibilizamos a lei na íntegra para download gratuito em nosso site. Se você ainda não a leu, clique aqui para baixar.

Fevereiro

Em 23 de fevereiro, uma notícia mexe com o mercado:

ADM compra Bunge, cujo valor de mercado é de US$ 11,5 bilhões

Em paralelo, estávamos organizando a 20ª edição do Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-açúcar e, para comemorar essa data histórica, lançamos um infográfico muito lindo, com um breve resumo da história da mecanização canavieira no país. Clique aqui para ver.

Março

Em março, outra notícia sobre uma possível transação no setor chama a atenção dos executivos que recebem o clipping e a notícia mais lida do mês foi:

Nova oferta pela Usina São Fernando

E eis que chegou também o grande dia de comemorar os 20 anos do primeiro evento que o Grupo IDEA organizou, que nos enche de orgulho e satisfação. Foram 2 dias de muito conhecimento e networking no Centro de Eventos Taiwan. Vou aproveitar e colocar aqui o link do vídeo de cobertura do evento. Veja só como foi!

Aproveitamos todo esse clima de mecanização para lançar mais um infográfico bem interessante: “16 RECOMENDAÇÕES PARA AUMENTO DE EFICÁCIA NA COLHEITA MECANIZADA“. Clique aqui para visualizá-lo, tenho certeza de que você vai gostar.

Abril

Em abril, a notícia mais lida foi sobre uma ação da Copersucar contra o Instituto de Açúcar e Álcool:

Maior honorário da história do país será pago após 20 anos de ação na justiça

Maio

Em maio, uma notícia sobre a Índia abalou nossa safra:

Nove usinas brasileiras correm o risco de parar devido à safra recorde a 14 mil km de distância

Isso nos lembra que é sempre importante prestar atenção aos mercados internacionais de açúcar para fazer o seu planejamento de safra. Este é o motivo pelo o qual nós convidamos, todos os anos, Eduardo Carvalho, da trader Sucden, para fazer uma palestra em nosso Seminário de Produtividade e Redução de Custos. Em breve você vai receber, em nosso clipping de notícias, o Minuto IDEA, com o resumo de sua palestra na edição de 2018 do evento. Caso você ainda não receba o nosso clipping de notícias, cadastre-se no formulário aqui ao lado, ou na home do site do Grupo IDEA.

Junho

Em junho, o setor se mostrou preocupado com os custos de produção de cana-de-açúcar, pois a notícia que foi, disparadamente, mais acessada em nosso site foi:

Custos sobem e ameaçam viabilidade de canavicultura no Estado de São Paulo.


Ainda durante o mês de julho, pela aproximação com o Insectshow, demos de presente aos profissionais do setor um presente muito valioso: o material apresentado pelo professor Wilson Novaretti em sua última palestra, que aconteceu no 11º Insectshow, em 2015. Esse material está disponível para download gratuito aqui. Acesse, caso você ainda não tenha.

Julho

Devido ao período seco e frio, a notícia mais acessada do mês de julho foi:

Estiagem pode fazer a população de broca-da-cana explodir.

A preocupação com o broca tem um motivo: essa é a praga que mais tem causado danos nos canaviais e sua incidência tem aumentado ano após ano. Os principais motivos para o descontrole de sua infestação são: aumento das áreas de colheita mecanizada de cana crua (colheita sem queima), aumento das áreas de fertirrigação com vinhaça, aumento das áreas de expansão com plantio de variedades mais suscetíveis, expansão do plantio de hospedeiros como milho, sorgo e milheto, variações climáticas e redução de investimentos pelos produtores.

Se você quiser saber mais sobre a broca, temos um e-book para download gratuito em nosso site. Se você ainda não baixou, pode acessá-lo por aqui.

Agosto

Em agosto, o tema “pragas da cana” ainda estava em alta entre os leitores do clipping, pois a notícia mais acessada do mês foi:

Cortador de soqueiras acarreta mais benefícios do que malefícios à cana

Com isso, vimos que é sempre necessário pesar os prós e contras na adoção de tecnologias, fazer contas e verificar a real necessidade do seu canavial antes de tomar qualquer decisão.

E, falando em tomada de decisões, setembro foi o mês que lançamos o GUIA DE APLICAÇÃO DE HERBICIDAS, um trabalho elaborado com muito carinho, com indicações de uso deprodutos de todas as empresas patrocinadoras do Herbishow.

Esse material (em PDF) também está disponível para download em nosso site.

Setembro

Em setembro as preocupações com a seca, que já devia estar mais controlada, continuavam. A Região de Ribeirão Preto foi uma das mais afetadas, especialmente por conta dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña. Veja a notícia mais acessada de nosso clipping no mês, se não é pra deixar o setor de cabelos em pé:

Seca reduz safra da maior unidade produtora de cana do mundo


Outubro

Chegamos ao final do ano e o tema sobre compra e venda de unidades produtoras se mostra uma grande fonte de interesse dos nossos leitores. O mercado tem mudado muito nos últimos anos, isso é verdade, mas o que mais tem levado grupos a venderem suas unidades foi a necessidade de saldar suas dívidas, adquiridas por conta da crise econômica que o país tem atravessado, aliado a políticas públicas do governo Dilma que foram verdadeiros desastres para o setor. Veja a notícia mais acessada do mês:

Biosev negocia a venda de mais uma usina de cana, dizem fontes. Ações disparam


Novembro

A notícia mais lida no clipping do IDEA de novembro é também uma das mais lidas do ano de 2018:

Marcos Fava Neves é um dos indicados para Ministro da Agricultura

Com as credenciais necessárias e por seu ativismo no agronegócio e, em especial, no setor sucroenergético, o setor torceu muito para que ele pudesse assumir essa cadeira e, mesmo não acontecendo, estamos felizes por ele ter sido considerado. Espero que esse seja um bom indício de que a agricultura será levada a sério pelo próximo governo.

Dezembro

E o ano termina com o tipo de notícia que mais o marcou: reestruturações:

Em reestruturação, Shree Renuka recebe US$ 120 milhões da Wilmar

Esse post foi feito por conta de uma mera curiosidade minha a respeito das notícias que foram mais lidas em nosso clipping em 2018. Estou ansiosa para ver o que 2019 nos reserva.

Se você ainda não recebe nosso clipping de notícias, clique aqui e inscreva-se!

Qual assunto você acredita que vai ser mais comentado neste novo ano?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *