A gigante Stellantis anuncia motor de $6 Bilhões que supera todas as tecnologias existentes: sem hidrogênio, sem amônia, sem eletricidade

A gigante Stellantis anuncia motor de $6 Bilhões que supera todas as tecnologias existentes: sem hidrogênio, sem amônia, sem eletricidade

Stellantis revela investimento massivo em motores flex de etanol, prometendo reduzir emissões e aumentar eficiência

Em um movimento que promete transformar o setor automotivo, a gigante Stellantis, maior fabricante de automóveis do mundo, anunciou um investimento impressionante de $6 bilhões no mercado sul-americano para desenvolver uma nova geração de motores capazes de funcionar tanto com gasolina quanto com etanol. Este investimento, considerado o maior do tipo na região, marca uma mudança significativa na indústria, trazendo inovações que prometem superar todas as tecnologias de combustíveis conhecidas, incluindo veículos elétricos e de hidrogênio.

O Projeto Ambicioso da Stellantis
O projeto da Stellantis envolve a introdução de mais de quarenta novos produtos e uma nova linha de tecnologias “Bio-Hybrid”, que combinam motor elétrico e tecnologia de etanol. A peça central deste plano é o desenvolvimento de motores de combustão interna flex-fuel, projetados para usar uma mistura de gasolina e etanol, permitindo uma transição suave entre os dois combustíveis.

O etanol, combustível renovável produzido a partir de culturas agrícolas como cana-de-açúcar e milho, já é amplamente utilizado no Brasil e é conhecido por gerar menos carbono em sua combustão comparado à gasolina. A aposta da Stellantis no etanol não é apenas uma escolha ambientalmente consciente, mas também uma forma de aproveitar a expertise brasileira na produção desse biocombustível.

Detalhes do Investimento e Tecnologias Inovadoras

Os novos motores flex-fuel da Stellantis incluirão opções híbridas plug-in, combinando a flexibilidade do motor de combustão interna com a eficiência de um motor elétrico e uma bateria recarregável. As configurações de powertrain previstas incluem:

1.Bio-Hybrid: Integra um motor de combustão interna com um motor elétrico.
2. Bio-Hybrid eDCT: Equipado com um powertrain bio-híbrido e uma embreagem dupla elétrica.
3. Bio-Hybrid Plug-In: Um acessório plug-in que permite recarregar o veículo a partir da rede elétrica.

Estas configurações prometem ser mais eficientes em termos de consumo de combustível e emissões do que os motores de combustão convencional, mantendo a versatilidade e potência exigidas pelos consumidores. Do total de $300 bilhões em despesas de capital planejadas, $6 bilhões serão destinados à América do Sul.

Impacto e Futuro dos Motores de Etanol
A introdução desses novos motores de etanol pode representar um avanço significativo em relação aos veículos movidos a hidrogênio (FCEVs), dificultando o progresso dessas tecnologias. Este projeto, anunciado há vários anos, finalmente se concretiza com a América desempenhando um papel crucial na pesquisa e desenvolvimento deste combustível. A Stellantis posiciona-se à frente na corrida por motores mais limpos e eficientes, trazendo uma versão aprimorada dos motores de metanol, que promete reduzir ainda mais as emissões.

O anúncio da Stellantis é um marco para a indústria automotiva, combinando inovação, sustentabilidade e eficiência. A aposta em motores flex-fuel de etanol representa não apenas um passo significativo para a redução de emissões, mas também uma resposta estratégica à demanda por veículos mais ecológicos. Com a introdução dessas novas tecnologias, a América e a Stellantis lideram o caminho para um futuro mais verde e sustentável no setor automotivo.


Por Alves
Revista Sociedade Militar