A Comissão Europeia – órgão que regula a política comercial da União Europeia (UE) – vai recomendar a imposição de tarifas antidumping contra o biodiesel fabricados na China. A cobrança de valores entre 12,8% e 36,4% deverá começar em meados de agosto. Por enquanto, os valores são apenas provisórios. Os números definitivos serão divulgados apenas em fevereiro do ano que vem.
A UE vinha investigando irregularidades nas exportações de biodiesel da China desde meados do ano passado quando o governo da Alemanha levantou suspeitas de que as usinas chinesas poderiam estar exportando para o mercado europeu biodiesel feito de óleo de palma virgem como se tivesse sido fabricado com óleos e gorduras residuais (OGRs) – o bloco europeu oferece incentivos maiores para biocombustíveis feitos com matérias-primas residuais.
No começo deste ano, essa investigação foi desdobrada pela Comissão Europeia que passou a apurar se Pequim estaria usando mecanismos ilegais para colocar a produção de suas usinas no mercado europeu à preços que tornariam a competição impossível para os fabricantes locais.
BiodieselBR